sexta-feira, 17 de maio de 2013

GRANDEZAS E MEDIDAS


Muitas vezes estamos em um supermercado e nos deparamos com embalagens de tamanhos e formatos diferentes e que por incrível que pareça apresentam o mesmo volume. Pois é, essa aula mostrou que muitas vezes AS APARÊNCIAS ENGANAM você pensa que está saindo no lucro comprando algo em embalagens grandes e acaba levando menos volume.


Nessa primeira parte da aula mostrou a importância da observação sobre determinados aspectos quando se trata de volumes. Foi proposto aos alunos que formassem duas filas e que cada uma escolhesse uma seringa e um copo. Existiam vários tamanhos de seringas (compridas, achatadas) e dois tipos de copos (um largo e um estreito) e o objetivo era em um espaço de tempo de 1 minuto conseguir colocar a maior quantidade de líquido nesses copos utilizando as seringas escolhidas no começo pelos líderes de cada fila.




Quando se encerrou o tempo determinado de 1 minuto gerou-se um questionamento:

"EM QUAL DOS DOIS COPOS POSSUÍA A MAIOR QUANTIDADE DE LÍQUIDO?"

Não se podia afirmar nada, afinal os dois copos possuíam formas diferentes.
Para verificar em qual dos copos havia a maior quantidade de líquido foi proposto estabelecer uma unidade padrão. Para isso houve a necessidade de um vasilhame para se fazer as medidas.






Com isso conseguimos chegar a um vencedor.









 Em outro momento da aula foi proposto que os alunos cortassem 1 metro de barbante, porém, o grande diferencial era saber qual era o tamanho de 1 metro já que não havia fitas métricas para se medir.






Depois que todos cortaram os barbantes e com o auxilio de uma fita métrica, foi feita a verificação da noção de metro que os alunos tinham.






Para surpresa de todos a maioria erraram por excesso ou por falta de barbante.

Em outra determinada parte da aula a professora testou os alunos em relação a peso.
Para isso utilizou uma espécie de balança feita com um cabide e barbantes e bilocas como peso de um prato..


O principal objetivo era manter a balança em equilíbrio: de um lado colocando bilocas e do outro lado colocando qualquer objeto (no caso da aula foi utilizado um celular).

























E para finalizar a aula fizemos uma demonstração concreta de metros cúbitos utilizando papel pardo.




 

O objetivo principal dessa aula foi mostrar o que não acontece nas maiorias das escolas, o aluno aprende as  unidades de medidas, as transformações de unidades, porém não tem a noção concreta de medidas, não sabe qual o tamanho aproximado de um metro, a noção de quantidade de líquido que equivale um litro,  a noção de peso que possui um quilograma.
Com essas atividades lúdicas, os alunos começam a enxergar uma matemática divertida e consegue perceber a importância da matemática no cotidiano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário