sexta-feira, 17 de maio de 2013

FRAÇÕES


 No Brasil, começamos a estudar frações no 4º ano do Ensino Fundamental (9 a 10 anos) e retomamos esse conteúdo nas séries seguintes (inclusive ensino médio onde se faz necessário o cálculo com frações em determinados exercícios).

Posso dizer também que fração é considerado um "Bicho Papão" para os alunos que evitam ao máximo resolver questões que envolvam esse assunto.

Diante desses fatos foram desenvolvidos materiais a fim de facilitar a aprendizagem desses alunos a respeito das frações.

Um deles são as fichas de equivalência que permite ao aluno interpretar e construir o conceito de frações equivalentes.

      
A construção dessas fichas de equivalências é muito simples:

1º - Com uma folha branca ou colorida, divida a mesma em 3 colunas de mesma medida.
2º - Uma dessas colunas representara um inteiro.
3º - Com a outra coluna dividiremos ao meio e teremos a representação de  1/2.
4º - Com a coluna que restou dividiremos em três partes e teremos a representação de  1/3
5º -  Repita o procedimento o 1º procedimento para a confecção de novas colunas.
6º -  Com essas novas colunas incentive o aluno a criar frações dividindo-as em 4 partes para se criar a representação de 1/4, dividindo-as em 6 partes para se criar a representação de 1/6 e assim por diante; 

Com as tiras na mão podemos fazer comparações e induzir ao aluno que ele descubra por seus próprios  métodos  o conceito de frações equivalentes.



  
















Abaixo um vídeo sobre equivalência de frações utilizando frutas:



Com as tiras  na mão e o conceito de frações equivalentes já definido, fazemos o que a professora chamou de "Corrida do Animais", a fim de motivar o aluno a buscar novos conhecimentos de uma maneira lúdica.

A CORRIDA DOS ANIMAIS

Será necessário para essa corrida dois dados de RPG (um com 12 lados e outro com ... ) onde um dado representara em quantas partes o inteiro será dividido (DENOMINADOR) e o outro representara em quantas partes os animais irão percorrer (NUMERADOR). O vídeo abaixo mostra em nossa sala de aula como se procedeu o jogo e em seguida outra modelo de corrida de frações só que utilizando carrinhos e dados normais.




  
É nesse momento em que o aluno aprende brincando.







Nenhum comentário:

Postar um comentário